Anelídeos

Qual é a importância dos anelídeos para a agricultura?



A minhoca terrestre, por exemplo, contribui com a oxigenação do solo porque escava grandes galerias subterrâneas. Além disso, colabora em sua fertilização, realizando o processo de decomposição de restos vegetais (principalmente de folhas caídas), que são transformados em substâncias que podem ser assimiladas diretamente pelas plantas. Os anelídeos são animais de corpo alongado, mole e formado de muitos segmentos dispostos em sequência. Alguns grupos (geralmente aquáticos) apresentam uma cabeça diferenciada, onde estão os olhos e apêndices sensoriais, como palpos, tentáculos e cerdas. A maioria dos anelídeos respira por meio da pele, que é muito elástica e recoberta por muco, que a mantém úmida. Algumas espécies aquáticas podem respirar por estruturas que funcionam como brânquias.

Animais de corpo segmentado


Uma das principais características dos anelídeos é a segmentação. Seu corpo é formado por uma série de anéis interligados chamados metâmeros, dispostos um atrás do outro, e internamente apresentam um tubo digestivo que percorre toda a extensão do corpo do animal. Existem espécies herbívoras e carnívoras, e a maioria dos anelídeos aquáticos são filtradores. Alguns chegam até a se alimentar do sangue de outros animais, como a sanguessuga

OBS: A maioria dos anelídeos possui cerdas que permitem sua movimentação. Alguns vivem no fundo do mar (enterrados na areia) ou em águas paradas. Outros são terrestres, como a minhoca.
Como se reproduzem os anelídeos aquáticos



A reprodução dos anelídeos aquáticos é sexuada. Embora existam algumas espécies hermafroditas, de maneira geral há indivíduos machos e fêmeas. Em ambos os casos, eles expulsam suas células sexuais na água, ou seja, a fecundação acontece fora do corpo dos progenitores.

Para lembrar: Na reprodução dos anelídeos aquáticos, a fecundação ocorre fora do corpo. Os ovos eclodem e liberam larvas microscópicas com formato de pião, que vão se desenvolvendo até se transformarem em adultos.
Os poliquetos correspondem a uma classe de anelídeos marinhos com muitas cerdas. Estas se localizam nas extremidades dos parapódios, que são expansões laterais do corpo presentes em cada segmento e que ajudam na locomoção. Muitas vezes, vivem enterrados na areia ou dentro de tubos que constroem. O Nereis é um representante típico dessa espécie. Outra espécie, a Eunice virides (palolo), serve de alimento aos nativos das ilhas Samoa e Fiji. Alguns poliquetos, como aEunice gigantea, podem atingir até 3 metros de comprimento.


A reprodução dos anelídeos terrestres

 A reprodução é sexuada (A reprodução sexuada ocorre pela fusão do material genético de dois indivíduos diferentes, através do encontro de gametas na fecundação. São gerados indivíduos geneticamente diferentes, que misturam as características dos dois ancestrais.) também. 
Embora também existam indivíduos machos e fêmeas, a maior parte dos anelídeos terrestres é hermafrodita, isto é, cada indivíduo possui os dois tipos de gameta, mas as células sexuais masculinas não fecundam as células femininas do mesmo indivíduo; elas se cruzam com as de outro indivíduo para manter uma diversidade de genes.



Para lembrar: Como modo de proteção, durante a fecundação os óvulos e os espermatozoides são colocados em um casulo que é empurrado em direção à cabeça até deixar o corpo do animal. Esse casulo é formado por uma substância viscosa secretada pelo clitelo (um engrossamento da pele de alguns metâmeros na porção interior do corpo). O óvulo será fecundado quando o clitelo que os contém passar pelo sexto ou sétimo canal. Aí ele receberá os espermatozoides antes de ser eliminado pelo corpo. Desses ovos fecundados sairão os pequenos vermes do casulo para formar indivíduos adultos.

A sanguessuga e a minhoca da terra



A sanguessuga (Hirudo medicinalis) vive em águas doces ou em canais de irrigação. Tem duas ventosas, uma na cabeça e outra na extremidade posterior, que lhe permitem o deslocamento e a fixação em outros animais, dos quais suga o sangue. A minhoca da terra (Lumbricus terrestris) vive em solos úmidos e ricos em restos de plantas. Pode alcançar até 30 centímetros de comprimento e desloca-se por meio de movimentos musculares do corpo.


OBS..  Não olhe as respostas que se encontram abaixo, estará enganando a si mesmo. 

Respostas Comentadas: 

Resposta Questão 1
letra a
a)      Certa. A excreção das minhocas e dos outros anelídeos é realizada por um par de metanefrídios. Existe um par de metanefrídios em cada segmento corporal dos anelídeos.
b)      Errada. Os nefridióporos são órgãos que eliminam as excreções recolhidas pelos metanefrídios.
c)      Errada. O prostômio é uma projeção musculosa equivalente a um lábio, que o animal utiliza para cavar.
d)      Errada. A tiflossole é uma prega longitudinal encontrada na parte superior do intestino, que aumenta a superfície de absorção do alimento.
e)      Errada. O clitelo é uma estrutura formada pelo tegumento de alguns segmentos e tem função importante na formação do casulo, dentro do qual ocorre a fecundação dos óvulos.

Resposta Questão 2



letra a
a)      Certa. Os animais pertencentes ao filo Annelida são triblásticos, celomados, apresentam simetria bilateral e corpo segmentado em metâmeros.
b)      Errada. Os animais pertencentes ao filo Porifera são acelomados, se desenvolvem somente até a blástula e por isso não formam folhetos embrionários, além de serem, em sua maioria, assimétricos.
c)       Errada. Os animais pertencentes ao filo Nematoda são triblásticos, pseudocelomados e com simetria bilateral.
d)      Errada. Os animais pertencentes ao filo Platyhelmintes são triblásticos, acelomados e com simetria bilateral.
Errada. Os animais pertencentes ao filo Cnidaria, são diblásticos, celomados e possuem simetria radial.

Resposta Questão 5
letra e
A resposta certa é a letra E, pois os animais pertencentes ao filo Annelida são triblásticos, celomados, com o corpo dividido em segmentos ou metâmeros que se repetem ao longo de seu comprimento e com simetria bilateral.

Resposta Questão 6
letra d
Todos os animais pertencentes ao filo Annelida apresentam reprodução sexuada. Nesse caso, as minhocas (classe Oligocheta) e sanguessugas (classe Hirundínea) são animais monoicos, com fecundação externa e desenvolvimento direto.

Caso algum link não esteja funcionando e o artigo contenha algum erro, clique aqui.   
deixe-nos uma mensagem.  



Nenhum comentário:

FREE WORLDWIDE SHIPPING

BUY ONLINE - PICK UP AT STORE

ONLINE BOOKING SERVICE