Vamos fazer um mosaico?


Que tal usar papel colorido para fazer um mosaico? É só fazer o desenho, passar cola nele e colar pedacinhos de papel colorido. Dessa maneira, você realizará uma atividade que nasceu na Antiguidade e tornou-se uma arte muito apreciada ao longo do tempo

Quebra-cabeça colorido

O mosaico é uma forma diferente de criar imagens. Fazer mosaicos é compor formas usando pedacinhos de cores e texturas variadas. Podemos fazer um mosaico com diversos materiais: couro, madeira, plástico, ladrilhos ou pedras preciosas. Como num quebra-cabeça, vamos aos poucos fazendo o desenho aparecer por agrupamento de peças. As formas que surgem dependem do formato, da cor e da textura das peças.

A técnica moderna 
Mosaico ilustrando a paixão de Cristo na Basílica de Nazaré, em Belém (PA)


Atualmente, existem muitos artistas envolvidos com a produção de mosaico. Eles usam todos os tipos de materiais imagináveis: vidros, cerâmicas, azulejos, ladrilhos, espelhos, etc. Às vezes, trabalham com peças cortadas industrialmente e, em outras ocasiões, quebram suas tessalas (nome de cada uma das pecinhas) para compor mosaicos em pisos, paredes, tampos de mesa, bancos e outros objetos.

Esse tipo de trabalho depende de muita paciência e cuidado. Em geral, as peças são montadas sobre um pedaço de papel aderente e transparente, sobre o qual se fez o risco do desenho imaginado.

Depois, as peças são fixadas sobre uma superfície definitiva com um cimento apropriado. Só depois de seco é que se faz o rejunte – isto é, que se preenche o vão entre as peças com cimento branco. Quando o mosaico é muito grande, o artesão trabalha em partes separadas e faz a montagem depois.

Faça você mesmo

  •  
    1) Escolha algumas folhas de papel e rasgue-as em pedaços pequenos. Não se preocupe em deixar tudo igual. A beleza de um mosaico está justamente na diversidade de tamanhos e cores. Faça uma pilha de cada cor.
  • 2) Agora pegue uma folha de cartolina branca. Você vai fazer primeiro um esboço do seu mosaico. Passe cola numa parte do desenho e comece a colar os pedaços de papel colorido que você picou.
  • 3) Passe cola na outra parte e repita o procedimento, encaixando os pedaços de papel colorido lado a lado. Você pode criar um desenho abstrato, geométrico, como o piso de uma catedral ou uma imagem decorativa. É só dar asas à imaginação!
Um pouco de história

Os primeiros mosaicos feitos pelo homem foram os calçamentos das vias públicas. A invenção do mosaico surgiu da combinação de duas pedras de cores diferentes – e não é preciso mais do que isso para fazer muitas variações. Com o tempo, a técnica foi se sofisticando e, na Grécia Antiga, já se usava o mármore colorido para compor mosaicos nos pisos dos templos. Mas a técnica só foi difundida mesmo pelos romanos, que passaram a utilizá-la nos pisos das grandes construções.

Nas ruínas da cidade de Pompeia, na Itália, encontra-se o mosaico mais famoso da Antiguidade: a Batalha de Issus, que representa um combate entre dois nobres. Durante a Idade Média, em Ravena, Itália, foram feitos mosaicos igualmente belos em murais. Eram trabalhados em ouro e prata e exploravam temas religiosos. Os mais famosos são o da Basílica de San Vitale e o do mausoléu de uma rainha romana. A partir do século XI, a cidade italiana de Veneza tornou-se a capital do mosaico. Na Basílica de São Marcos, por exemplo, está um belíssimo trabalho.

Antigo mosaico grego retratando a forma como os professores transmitiam o conhecimento a seus alunos

Você sabia?
Os mosaicos feitos de pedras, como o mármore, resistem mais ao tempo do que as pinturas feitas em afrescos. Como a pedra é um material resistente, esse mosaico sobrevive a todo tipo de desgaste – vento, luz e chuva. Por isso, eles ainda podem ser admirados em alguns templos construídos há mais de 3.000 anos.

A arte de Gaudí

A partir do Renascimento, a técnica do mosaico tornou-se uma linguagem artística. No século XIX, alguns artistas, como o arquiteto espanhol Antoni Gaudí (1852-1926), usaram essa técnica na tentativa de conciliar arquitetura e decoração. Gaudí nasceu em Reus, Catalunha, província de Tarragona, Espanha, e mudou-se para Barcelona para estudar Arquitetura em 1868.

Muito original, sua obra é repleta de formas orgânicas inspiradas na natureza e no estilo gótico. Ele projetava cada detalhe em suas construções e usou a técnica do mosaico para recobrir as formas sinuosas. Quase toda a sua obra, como a Casa Milà, aCasa Battló e a catedral inacabada da Sagrada Família, está concentrada na cidade de Barcelona. Seu trabalho mais interessante com mosaicos é o parque Güell, uma praça construída num terreno árido onde ele quis recriar formas da natureza por meio de esculturas cobertas com essa arte.

No Parque Güell, Gaudí tratou de cobrir de mosaicos formas da natureza, como este anfíbio


Paulo Werneck

Paulo Cabral da Rocha Werneck (1907 - 1987), desenhista, pintor e muralista, nasceuem Laranjeira, Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira de artista plástico desenvolvendo ilustrações para diversas revistas, livros, diários de notícias entre outros veículos de comunicação, além de  ambientar teatros e decorar interiores de salões para bailes de carnaval. Suas obras estão expostas, em grande evidência, nos edifícios espalhados pelo Brasil; nelas a técnica do mosaico é usada como principal recurso expressivo.

Nenhum comentário:

FREE WORLDWIDE SHIPPING

BUY ONLINE - PICK UP AT STORE

ONLINE BOOKING SERVICE