A história da fotografia

Retratos da inclusão

As fotos apresentadas nesta galeria foram feitas pelo fotógrafo Ricardo Teles e publicadas no livro Inclusão digital, que relata os dez anos da ONG Comitê para a Democratização da Informática (CDI), com o apoio da Microsoft. Essas imagens retratam ações de inclusão digital em escolas, associações de moradores, favelas, presídios, fundações para portadores de necessidades especiais, entre outros locais. Primeiro, clique em 'Abre', para ler a introdução, e em seguida acesse as tiras de imagens para saber mais um pouco sobre este ensaio fotográfico, que é um dos registros do movimento pela inclusão digital no Brasil.



CDI – Comitê para a Democratização da Informática


Projeto Travessia – São Paulo

Na Bela Vista, bairro do centro de São Paulo, crianças e adolescentes em situação de risco reencontram a autoestima e o desejo de um futuro melhor, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.


Mutirão Digital – São Paulo

O projeto é uma parceria entre a Fundação Rotariana de São Paulo e tem o apoio técnico da Escola do Futuro da USP. Visando o acesso à Internet e o uso da informática como recurso pedagógico.


Projeto Digitando o Futuro – Faróis do Saber – Paraná

A primeira rede pública brasileira de acesso à internet com o objetivo de democratização da informática foi implantada em Curitiba em junho de 2000; foram postas 63 centrais de computadores espalhadas pela cidade. Atualmente, Uberlândia (MG) também implantou o projeto visando beneficiar cerca de 250.000 pessoas.


Fundação Dorina Nowil – São Paulo

Pioneira na implantação da imprensa em braile no Brasil, a Fundação mantém um centro computadorizado e já produziu mais de 100 mil livros. Há mais de 60 anos a Fundação Dorina Nowil dedica-se à inclusão de deficientes visuais por meio da educação e cultura.


CDI – Complexo Penitenciário Frei Caneca – Rio de Janeiro

'Uma Chance' é um projeto do CDI – Comitê para Democratização da Informática, que busca a ressocialização de comunidades carentes por meio da educação e da introdução à informática. O CDI implantou Escolas de Informática em favelas, bairros populares e no Complexo Penitenciário Frei Caneca – implodido no final de 2006. O Centro de Democratização de Informática está presente em 156 comunidades carentes de 14 estados brasileiros.


Instituto Ayrton Senna – E. E. Odete Freitas – São Paulo


Com o Projeto 'As Caras da Adolescência', a Microsoft, junto ao Instituto Ayrton Senna, busca maior desenvolvimento do aprendizado intelectual e cultural de crianças e jovens por meio da inclusão do ensino da informática como fonte de pesquisa e material escolar. Relatos dos próprios alunos comprovaram que o uso inteligente da internet em sala de aula estimula a pesquisa e renova o interesse dos alunos pelos trabalhos escolares.


CDI – Clube do Curumim – Rio de Janeiro

Mais de 50 mil jovens já passaram pelas escolas de informática do CDI, em sua maioria localizadas em favelas e bairros pobres e periféricos.


Instituto Ayrton Senna – E. E. Elmano Lauffer – Rio Grande do Sul

A E. Elmano Lauffer apresenta projetos inovadores de utilização da tecnologia da informática em beneficio da educação.


CDI – Central de Recebimento de Doações – Rio de Janeiro


Para manter suas escolas e redes populares de informática, a entidade recebe doações: todo computador pode ser reutilizado.


AACD – São Paulo

A internet facilitou a ação da entidade: é um canal de interatividade e também de integração das unidades da instituição.


Associação Projeto Aprendiz – São Paulo

No programa Português e Cidania, jovens analisam criticamente a imprensa e produzem artigos para outros jovens. Objetivo: estimular a leitura.


Instituto Florestan Fernandes – São Paulo

Nos centros comunitários de Capão Redondo, periferia de São Paulo, computadores, internet e cursos para jovens foram implantados com o auxílio da Microsoft junta ao CDI, e o Instituto Florestan Fernandes, com objetivo de ressocializar, por meio da informática, sociedades mais carentes.


Meninos do Morumbi – São Paulo

O amor pela música reúne mais de 700 crianças e adolescentes das comunidades próximas ao bairro do Morumbi, em São Paulo. A Associação Meninos do Morumbi dá assistência a mais de 4.000 crianças e adolescente mostrando, por meio da música, uma forma de fuga para as drogas e a delinquência juvenil.

Nenhum comentário:

FREE WORLDWIDE SHIPPING

BUY ONLINE - PICK UP AT STORE

ONLINE BOOKING SERVICE