Arte rupestre: a arte pré-histórica



A palavra 'rupestre' representa algo relativo à 'rocha', que cresce ou é feito sobre os rochedos. A expressão 'arte rupestre' faz referência ao costume pictográfico de produzir manuscritos sobre rochas, onde foram encontrados objetos e pinturas feitas aproximadamente em 40.000 a.C. por povos pré-históricos, na Era Glacial, no período Paleolítico (Idade da Pedra Lascada). Descubra se foi um simples costume ou também uma necessidade

Demarcar seu território sempre foi um costume ou mesmo uma necessidade para o homem, costume esse herdado de animais quadrúpedes, e que carregamos até os dias atuais, como forma de autoimposição e demarcação de território; atualmente, encontramos essas características em forma de pichações ou de grafite, utilizando desse artifício para retratar experiências e o cotidiano

Retratando o cotidiano



O homem pré-histórico utilizou diversas formas e lugares de aplicação desse costume: pintava cavernas e ossos utilizando sangue de animais e pigmentos naturais como tinta, bem como esculpia e modelava placas de argila, sempre com o mesmo objetivo: contar suas histórias e experiências.

A baixa temperatura e a necessidade de segurança fizeram com que os primeiros homens a habitarem a Terra, aproximadamente em 500.000 a.C.(Homo sapiens), buscassem cavernas como forma de abrigo. Por não utilizarem formas de escrita, surgiu a necessidade de retratar suas experiências tanto na caça como em seus costumes por meio de desenhos muito mais do que por pura decoração. Atualmente, esses retratos são denominados arte rupestre

Muitas foram as dúvidas e questionamentos que surgiram acerca desses costumes, como quais os significados das pinturas, que materiais e formas eram utilizados, entre muitas outras questões relevantes, como a crença do 'poder mágico' envolvendo as pinturas.

Magia e necessidade


Por meio desse costume, foram criados símbolos como forma de demarcação do território ou mesmo como maneira de repassar um aprendizado importante, colocando de lado a hipótese de que essas imagens eram feitas com a simples finalidade de decorar o ambiente e ressaltando a hipótese da crença do 'poder mágico' contido nessas representações expressas na forma de pintura.

Historiadores e pesquisadores estudam a forte hipótese de que os povos pré-históricos pensavam que por meio dessas pinturas 'mágicas' entenderiam e dominariam a força da natureza. Muitas dessas representações eram feitas em lugares altos e de difícil acesso, levantando a teoria de que não eram para serem facilmente vistos ou descobertos, e sim como uma fonte de magia mística, sendo restritas para poucos. Mas nem todos tinham essa mesma intenção, deixando vago esse apontamento.

Conhecendo Lascaux

Encontra-se localizado na região de Lascaux (França) um dos mais importantes sítios arqueológicos da humanidade, descoberto por jovens em 1940 e conhecido como a "Capela Sistina rupestre".
Clique na imagem


São encontradas representações de bovinos, cavalos, cervos, cabras e felinos, entre outras figuras.

Clique na imagem


Faça uma fantástica visita virtual navegando dentro da gruta de Lascaux, que dá a impressão de estar ao lado das imagens a ponto de quase tocá-las.
 

Parque Nacional Serra da Capivara

Clique na imagem
No Brasil, São Raimundo Nonato tem a maior representação dessa arte, localizada no sítio arqueológico do Parque Nacional Serra da Capivara, no Sudeste do Piauí. Pertence aos municípios de São Raimundo Nonato, Brejo do Piauí, Coronel José Dias e João Costa e foi descoberta pela equipe da pesquisadora Niède Guidon. Contém artigos e pinturas feitas há cerca de 17.000 a.C., supostamente por povos antepassados indígenas, sendo hoje considerada como Patrimônio da Humanidade. 

Vale do Peruaçu



Nenhum comentário:

FREE WORLDWIDE SHIPPING

BUY ONLINE - PICK UP AT STORE

ONLINE BOOKING SERVICE