Museus: um passeio virtual



Quem nunca fez algum tipo de coleção?

Figurinhas, latinhas, selos, bonecas, entre outras coisas. Foi com esse mesmo desígnio de colecionar que foram criados os primeiros museus. O museu tornou-se o espaço onde são guardadas grandes coleções de objetos, arquivos históricos e artísticos, científicos entre muitos outros, geralmente, de valor cultural.

A necessidade de conhecer mais sobre o passado, os costumes, e a cultura de nossos antepassados, ou mesmo outras culturas, ampliou a importância dos museus. Atualmente vivemos em um mundo onde o avanço tecnológico nos proporciona diversos benefícios, e um deles é poder visitar importantes museus de todo o mundo. Que tal visitar os museus sem sair de casa? Boa parte dos acervos das mais importantes instituições está na internet, que oferecem informações gerais, imagens e exposições virtuais, feitas especialmente para os visitantes que chegam pela rede mundial de computadores.

Vamos conhecer agora alguns desses museus especializados nas mais diversas artes.


Museus brasileiros


Os museus brasileiros ainda estão descobrindo as possibilidades que a internet oferece. Muitos se limitam a colocar na rede apenas as informações disponíveis em folhetos. Mas, para sorte dos usuários, há outros que disponibilizam seus acervos em seus portais; alguns deles, auxiliados pela lei Rouanet – Lei de incentivo à cultura.

O museu virtual ou interativo foi criado a partir de uma reestruturação sobre seus conceitos, proporcionando uma nova 'cara', transpassando algo mais 'vivo', mais ativo, possível para todas as classes sociais, inclusive pessoas portadoras de necessidades especiais.


Francês
Inglês
Espanhol
Português
        



    

Museu Virtual de Arte Brasileira 


Antônio Dias, Arcângello Ianelli, Cláudio Tozzi, Iberê Camargo, Rubens Gershman e Siron Franco. Estes são apenas alguns dos artistas que integram o Museu Virtual de Arte Brasileira, patrocinado pela Petrobrás e pelo Ministério da Cultura. O museu foi fundado em 1996 e recebe o apoio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. O projeto ainda oferece textos sobre ciência e arte, e links para visitação virtual a instituições artísticas da América Latina. 


Museu de Arte Contemporânea da USP 


Além de informações sobre o museu e suas exposições, o usuário encontra, no link 'Projetos', um interessante roteiro de visita virtual ao acervo do museu. O projeto "Arte do Século XX – Visitando o MAC na Web" oferece textos e imagens sobre as principais correntes artísticas do século 20, tendo em vista uma inclusão socioeducativa e cultural, aproximando a população socialmente excluída do universo das Artes Visuais.

Para fazer uma visita virtual, é só clicar em 'Museu' na página principal do portal. 


Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro 


Formado inicialmente ao longo dos anos 1940 e 1950 por meio de inúmeras colaborações, o acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro abriga uma das mais importantes coleções de arte do século 20 do país. Contendo obras de diversas vanguardas nacionais e internacionais, como o Cubismo, Futurismo, Surrealismo, Dadaísmo, entre outros. Além de informações sobre a história, o acervo e a programação do museu, o site apresenta uma galeria virtual onde o internauta pode conhecer as obras e exposições em tempo real.


Museu de Arte Contemporânea de Niterói 

O prédio do MAC de Niterói, projetado por Bruno Contarini, aluno de Oscar Niemeyer, é o primeiro espetáculo convidativo para os visitantes. O acervo é composto por obras da coleção do empresário João Sattamini e outras doadas por artistas que lá expuseram sua arte. O museu apresenta a consolidação da arte abstrata no país, retratada nos últimos cinquenta anos abrigando vanguardas como o concretismo, o neoconcretismo, a abstração informal, o experimentalismo da década de 1970 – resistente à ditadura e ao período pós-ditadura dos anos 1980, arte que ganhou novos ares com a liberdade de expressão, servindo como base até os dias atuais. O site da instituição fornece  ao visitante, além de obras históricas, informações sobre as plantas arquitetônicas dessa bela estrutura de quatro pavimentos construída em frente à Baía de Guanabara.


Memorial da América Latina 


Morada de manifestações das artes e da ciência, o Memorial da América Latina, criado em 1989, é mais um dos grandes espaços projetados por Oscar Niemeyer para bem guardar trabalhos de toda a América Latina. Sua instituição segue o seguinte ideal: “Solidariedade e união latino-americana,... por um continente livre e fraterno”, buscando um estreitamento das relações socioculturais, políticas e econômicas do Brasil com os demais países.

Faça uma visita virtual por grande parte do museu.
Os primeiros registros de exposições públicas são datados a partir do século 5 a.C. na Roma antiga. Peças e artigos diversos, como livros, estátuas de ouro, prata e bronze, armas e porcelanas, saqueados ou obtidos pelo exército, eram colecionadas pelos nobres e mostradas ao povo como forma de conquista e poder.

Nenhum comentário:

FREE WORLDWIDE SHIPPING

BUY ONLINE - PICK UP AT STORE

ONLINE BOOKING SERVICE