Nematelmintos

Por que os nematelmintos são tão abundantes?
Os nematelmintos constituem um dos grupos de animais mais abundantes da Terra: sua capacidade reprodutora é prodigiosa, já que podem pôr milhares de ovos. Muitos são parasitas de plantas e animais, entre eles o homem, causando várias doenças. Os nematelmintos são organismos de corpo alongado, cilíndrico e mole, sem nenhuma segmentação, como a lombriga Ascaris lumbricoides. Seu tamanho é muito variável: alguns medem poucos milímetros e outros podem alcançar até um metro de comprimento. Vivem no mar, em água doce ou na terra, alguns centímetros abaixo do solo.

A alimentação

Clique na figura e veja o ciclo biológico daTrichinella spirallis
Os nematelmintos podem se alimentar de uma grande variedade de microrganismos ou de pequenas partículas de animais ou vegetais. Alguns possuem pequenos "dentes" para triturar o alimento; outros têm, perto da boca, uma musculatura potente que lhes permite sugar o alimento.

Na forma parasita, o aparelho bucal serve para sugar os nutrientes de seu hospedeiro. Seu aparelho digestivo percorre o corpo - desde a boca, situada na extremidade anterior, até o ânus, situado na extremidade posterior.
Reprodução
 
A reprodução dos nematelmintos é sexuada. Os sexos estão separados em indivíduos diferentes e a fecundação é cruzada, ou seja, as células sexuais masculinas de um organismo se unem às femininas de outro. Possuem órgãos copuladores que servem para introduzir as células sexuais masculinas no corpo das fêmeas, onde fecundam as células sexuais femininas. Este sistema de fecundação é denominado interno, pois ocorre dentro do corpo da fêmea.
 
Os nematelmintos podem pôr muitos ovos, até milhões deles, dos quais saem pequenos até crescerem e se convertem em indivíduos adultos.
 
Os nematelmintos parasitas

Oxyurus vermicularis e o Enterobius vermicularis parasitam o intestino de crianças pequenas, instalando-se perto do ânus e produzindo uma coceira intensa. São transmitidos pela ingestão de pequenos ovos encontrados em toalhas ou roupas contaminadas. As filárias (Wuchereria bancrofti) são outros parasitas que invadem os vasos linfáticos e produzem inchaço (edema) nas extremidades dos membros (braços e pernas). São transmitidas por mosquitos que vivem em regiões tropicais.
Estes insetos adquirem o parasita ao picar um animal contaminado e o transmitem
ao próximo animal picado.
 
Muitos nematelmintos são parasitas do homem e podem causar uma grande variedade de doenças.
Principais doenças

Ascaris lumbricoides causa graves problemas em países como o Brasil. Uma só fêmea pode eliminar, junto com as fezes da pessoa parasitada, cerca de 200 mil ovos por dia. No intestino, podem ser encontrados muitos desses vermes. Os ovos podem ficar no ambiente durante longo tempo e serem ingeridos junto com água ou alimentos. contaminados.

Dentro do organismo do hospedeiro, eles se deslocam na medida em que vão se desenvolvendo. Ovos eclodem no intestino e os juvenis vão para o sangue, passam pelo fígado e chegam aos pulmões, de onde partem em direção à traqueia, da qual escapam para a faringe e são novamente deglutidos; instalam-se novamente no intestino, onde se tornam adultos e podem se reproduzir. Além de sintomas abdominais, como cólicas e obstrução intestinal, provocam também problemas pulmonares, com crises semelhantes às da asma ou bronquite.

A lombriga é um nematelminto que pode parasitar o intestino humano. Seu corpo filamentoso pode alcançar 35 cm de comprimento, ao passo que seu diâmetro não é superior a dois milímetros.
 
A profilaxia para prevenir as doenças causadas pelos nematelmintos implica investimentos em saneamento básico (rede de canalização e tratamento de esgotos), combate aos transmissores e higiene pessoal.

Outros nematelmintos parasitas da espécie humana:
TIPODOENÇA CAUSADATRANSMISSÃOSINTOMAS
Ancylostoma duodenale eNecator americanusAncilostomose ou amarelãoO verme adulto parasita o intestino. Os juvenis filarioides vivem na terra e penetram na pele, principalmente pelo pé.Dermatites, ulcerações intestinais com hemorragias, diarreia, geofagia, anemia (anoxia), enfraquecimento, depressão mental.
Wuchereria bancroftiFilaríase ou elefantíaseTransmitida pela picada do mosquito (pernilongo) contaminado Culex fatigans.Ataca o sistema linfático, provocando entupimento dos vasos e consequentes edemas, geralmente nas pernas.
Enterobius vermicularisou Oxyurus vermicularisEnterobiose (oxiurose)Só ocorre nos seres humanos. Adquire-se por ingestão de ovos que contaminam água ou alimentos. As crianças, ao se coçarem, passam os ovos para unhas e mãos, facilitando a transmissão.Forte irritação e prurido anal, distúrbios intestinais.
Ancylostoma brasiliensisDermatite serpiginosa ou bicho-geográficoAs "larvas migrans" penetram acidentalmente na pele. Trata-se de um verme parasita de cães.Sinais na pele, coceira, ulcerações.

A triquinose

A triquinose é uma doença parasitária bastante frequente na América do Sul, na África e em partes da Ásia. O organismo responsável por ela é a Trichinella spiralis, animal de dimensões muito reduzidas: a fêmea não tem mais de 4 milímetros de comprimento e o macho atinge somente a metade deste tamanho. O homem adquire o parasita ao comer carne contaminada com seus juvenis. Quando os indivíduos chegam ao intestino, entram no sangue. Por meio do sangue, alcançam os músculos esqueléticos, onde podem ficar encistados por muitos anos.
 
 
A triquinose afeta o homem e muitos mamíferos carnívoros e roedores.

Nenhum comentário:

FREE WORLDWIDE SHIPPING

BUY ONLINE - PICK UP AT STORE

ONLINE BOOKING SERVICE