Neoclassicismo

No século XVIII surgiu um movimento chamado Neoclassicismo, ou seja, uma nova arte clássica. Esse movimento mudou o estilo das pinturas, da arquitetura e escultura da época. Saiba por que os artistas resolveram retomar a arte clássica e como tudo isso influenciou a sociedade. Conheça os principais nomes desse período, na Europa e no Brasil.


Surgimento do Neoclassicismo

O Neoclassicismo surgiu na Europa, no século XVIII, retomando os ideais da arte clássica greco-romana, que valorizava proporção, equilíbrio e harmonia, e indo contra o excesso decorativo do Barroco e do Rococó.

Esse movimento foi influenciado pelo pensamento iluminista, que coloca a razão como valor absoluto para o acesso ao conhecimento. Essa filosofia também influenciou aRevolução Francesa e fez com que os artistas retomassem a arte clássica, mas com ideais de justiça e civismo, assumindo uma posição racional diante da realidade. Havia uma preocupação com a sociedade, com o espaço público e não com o privado.

O Neoclássico defendia o uso do desenho como projeto. Era uma forma de racionalizar o pensamento, antecedendo pinturas, esculturas e projetos arquitetônicos.

PerseoMedusa/Shutterstoc
Cidade de Pompeia, na Itália
Outro fato que fez com que a arte clássica influenciasse esse grupo de artistas foi a descoberta de Pompéia e Herculano, duas cidades que foram soterradas pela erupção do vulcão Vesúvio no ano de 79 d.C. e revelaram, em suas descobertas, aspectos da arte clássica, presentes na arquitetura da cidade, nos mosaicos e nas pinturas que foram encontrados.

Foi durante o movimento Neoclássico que as escolas de Belas Artes começaram a surgir e viraram referência no ensino da arte.

A pintura Neoclássica

Por conta do pensamento iluminista, de racionalização, a Igreja e as pinturas barrocas, que geralmente eram cenas religiosas e ornamentadas, perderam seu prestígio. A pintura Neoclássica rompeu com essa ornamentação e seguiu os padrões de equilíbrio, harmonia e proporção.

As formas da pintura nesse período eram simples, claras e precisas, com contornos bem definidos.

Jacques-Louis David
A morte de Marat, 1973, de Jacques-Louis David
As imagens religiosas deram lugar a cenas cotidianas e históricas. As pinturas não eram mais encomendas pela Igreja, mas sim por líderes da Revolução, como Napoleão Bonaparte.

O auge da pintura Neoclássica aconteceu na França e um dos seus principais representantes foi Jacques-Louis David, pintor oficial da corte de Napoleão. David retratou Napoleão em diversas ocasiões, como em seu casamento, em sua coroação e em momentos políticos importantes.

A pintura A morte de Marat (1793), de David, mostra como o artista racionalizava a criação de suas obras. Nessa tela, ele retrata a morte de Jean-Paul Marat, um dos líderes da Revolução Francesa. A cena não é representada de maneira trágica, apesar de vermos a arma do crime. David nos mostra o assassinato do amigo de maneira objetiva, com elementos simples e sem exageros.

Arquitetura

atref/Shutterstock
Prédio do parlamento em Vienna, Áustria
Quase todas as cidades da Europa tiveram uma fase Neoclássica em sua arquitetura. Segundo Argan, historiador italiano, foi nessa época que surgiu a ciência urbanística. A arquitetura evoluiu em cada cidade de maneira distinta, cada uma com características diferentes do Neoclassicismo, de acordo com sua necessidade social.

Por conta da filosofia iluminista, a arquitetura passou a servir à população e às necessidades da sociedade. Arquitetos e engenheiros deveriam fazer prédios públicos, como hospitais, cárceres, escolas e suas formas deveriam ter uma função e não serem apenas decorativas. Com isso, as construções possuíam menos ornamentação e tinham formas mais geométricas, sendo que suas funções eram pensadas no projeto, antes da construção. Cada pilastra, sala ou escada na arquitetura de um prédio seria usada para alguma coisa: sustentação, acesso a outro andar etc.

Escultura

Polina Shestakova/Shutterstock
Detalhe do Monumento de Maria Cristina da Áustria, de Antonio Canova
A escultura Neoclássica teve uma maior importância em Roma. As obras seguiam o mesmo padrão de equilíbrio, harmonia e proporção que a pintura e muitas tinham como tema a morte.

Antonio Canova e Bertel Thorvaldsen foram os principais escultores do período Neoclássico.

Canova criou diversos monumentos fúnebres, e em suas obras valorizava o movimento e a relação com o espaço, ou seja, conforme o espectador caminhava para ver a escultura, a luz favorecia a obra, e isso aproximava mais suas estátuas do real. Já Thorvaldsen seguia rigorosamente as regras da arte clássica, ignorando algumas vezes as posições de movimento e essa relação de luz e espaço.

O Neoclassicismo no Brasil

No Brasil, o Neoclassicismo chegou junto com a Missão Artística Francesa, no século XIX. Dom João VI mandou vir da Europa artistas e arquitetos para fundar a Academia Imperial de Belas Artes. Ele queria que o Brasil seguisse os padrões da Europa, já que a Família Real estava morando lá

Museus Castro Maya, Rio de Janeiro
Pintura de Debret: um funcionário a passeio com sua família
Os artistas que vieram nessa missão trouxeram referências do Neoclassicismo, que já estava em alta na Europa. A arquitetura e a pintura tiveram uma mudança significativa. Na arquitetura, prédios neoclássicos foram construídos em cidades como o Rio de Janeiro, Recife e Belém. A própria Academia de Belas Artes estava num prédio construído seguindo esses padrões. Na pintura, os maiores representantes desse movimento foramNicolas Antoine Taunay e Jean-Baptiste Debret, artistas que vieram para o Brasil com a chamada missão francesa.


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