No primeiro artigo da série “Como pagar a faculdade” saiba como funciona e quem pode pedir o financiamento do FIES.
O que é o FIES?
Criado em 1999, o FIES significa Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior e é um programa do Ministério da Educação (MEC) que auxilia alunos matriculados em instituições de ensino superior não gratuitas.

1. Estar na faculdade

Para solicitar o FIES você precisa estar matriculado num curso de graduação  presencial em instituição particular com avaliação positiva do MEC. Além disso, sua matrícula precisa estar regular, pois o programa não aceita alunos em situação de trancamento. Cursos que não tenham sido autorizados pelo MEC também não podem ser financiados.

2. Checar se a faculdade é reconhecida pelo MEC

O programa FIES só concede financiamento para alunos matriculadas em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) Para saber se a sua faculdade é autorizada pelo MEC.

3. Calcular a renda familiar bruta per capita

Some todos os rendimentos dos familiares que moram na mesma casa que você e divida pelo número de pessoas. Para poder pedir o FIES, a mensalidade da faculdade precisa comprometer pelo menos 20% dessa renda (com exceção de alunos de licenciatura e bolsistas do Prouni).

4. Checar a partir de quando precisa ter feito o Enem

Em 2011 a regra do FIES mudou. Quem concluiu o ensino médio a partir do ano de 2012 precisa obrigatoriamente ter feito o Enem para pedir o FIES. Se você concluiu o ensino médio antes de 2010, pode pedir o FIES sem ter feito o ENEM.

5. Fazer a inscrição

Caso tenha preenchido todos os requisitos acima, você pode se inscrever para pedir uma bolsa do FIES para ajudar a pagar a faculdade. O processo de inscrição é feito pela internet, no portal do programa, aqui.

Quem pode pedir o FIES?
É possível solicitar o financiamento pelo FIES em qualquer época do ano, quando tiver necessidade. Para isso, você deve:
  • estar matriculado regularmente em curso de graduação não gratuito  (se estiver em situação de trancamento geral de disciplinas, não poderá ser aceito no FIES).
  • a instituição onde você estiver matriculado precisa ter avaliação positiva no Sistema de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e ser participante do programa. 
Não é permitido  ao estudante fazer inscrição no FIES nos seguintes casos:
  • se a matrícula acadêmica estiver em situação de trancamento geral de disciplinas;
  • se o aluno já foi beneficiado com o financiamento do FIES;
  • se o aluno estiver inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • se a mensalidade da faculdade comprometer menos de 20% da renda familiar mensal bruta per capita (com exceção de estudantes que de licenciatura e bolsistas do Prouni - veja mais informações a seguir) . 
Qual o percentual mínimo e o máximo que pode ser financiado?
O percentual mínimo de financiamento é de 50%  e o máximo é de 100%.
Se os encargos cobrados pela faculdade atingirem ou ultrapassarem 60% da renda familiar mensal bruta per capita, é possível conseguir um financiamento de até 100% pelo FIES.
Bolsistas parciais do Prouni que se inscreverem no FIES para o mesmo curso em que recebe bolsa do Prouni podem financiar até 100% dos
encargos pelo FIES, independentemente da renda.
Estudantes de cursos de licenciatura, independentemente da renda, também podem financiar até 100% dos encargos pelo FIES.
É possível financiar até 75% quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 40%  e inferior a 60%.
Quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos for estiver entre 20% e 40%, é possível financiar até metade dos encargos pelo FIES.

Quais são as faculdades aceitas pelo FIES?
Para ser aceito pelo FIES, o curso precisa:
  • ser presencial
  • ter avaliação positiva pelo MEC (nota maior ou igual a 3 no SINAES)
  • caso ainda não tenha o conceito do SINAES, mas esteja autorizado pelo MEC a funcionar, o curso pode participar do FIES.

No site do MEC você pode consultar, por estado, quais os cursos aceitos pelo FIES.
Consulte aqui a lista atualizada.

Precisa ter feito o Enem para pedir o FIES?

Desde de julho de 2011, o Enem passou a ser exigido em alguns casos.  Se você concluiu o ensino médio a partir de 2010, precisa ter feito o Enem para pedir o financiamento do FIES.
O Enem não é exigido se você se encaixar em alguma destas categorias:
  • Professor da rede pública de ensino em exercício efetivo do magistério da educação básica que seja integrante do quadro pessoal permanente de instituição pública. 
  • Aluno regularmente matriculado em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. 
  • Estudante que tenha concluído o ensino médio antes de 2010. 

Precisa de fiador?
São três os casos em que você pode ser dispensado do fiador e optar pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC)  quando se inscrever no FIES:
  • se for bolsista parcial do Prouni,
  • se estiver matriculado em curso de licenciatura ou
  • se a renda familiar per capita seja de até um salário mínimo e meio por mês.
Em todos os demais casos, é preciso apresentar um fiador.


Onde posso me inscrever para o FIES?

O processo de inscrição no FIES é feito pela internet.
Clique aqui para se inscrever no FIES.


Dúvidas?

Você pode conseguir mais informações sobre o FIES pela Central de Atendimento, no telefone
0800 616161.


Para mais informações acesse: Fies