1.0 Conceitos básicos:
Semântica é o estudo do significado das unidades linguísticas, dos vocábulos, quanto às transformações que sofreram ao longo do tempo - semântica diacrônica - ou quanto a seu estágio atual de significação - semântica sincrônica. A língua é um organismo vivo, em constante mutação, e os vocábulos, além de guardarem seu significado etimológico (a origem da palavra), de origem, adquirem, pelo uso que se faz deles, significações variadas.
2.0 Denotação e conotação.
Com efeito, ao ler "Estávamos no coração da floresta amazônica", não seremos remetidos ao significado primeiro da palavra coração - "órgão muscular dos vertebrados".
Da mesma forma, quem diz que "o passeio foi legal" não está lembrando que legal é, originalmente, "o que está em conformidade com a lei".
O sentido conotativo de um vocabulário é o que ele adquire ao se lhe agregarem, pelo contexto valores significativos para além de sua acepção primeira.
3.0 Aspectos Semânticos:
Ao observarmos os vocábulos, notaremos que, entre dois ou mais deles, por vezes, é estabelecida ou alguma forma de identidade ou uma relação de oposição semântica ou de semelhança gráfica e fônica.
3.1 os Homônimos mantêm a mesma identidade gráfica e/ou fônica e podem ser:
- Homógrafos (mesma grafia): Eu apenas jogo o jogo.
- Homófonos (mesmo som): Todo dia eu passo pelo paço municipal.
- Homônimos perfeitos (homógrafos homófonos): Se você chegar cedo, eu lhe cedo meu lugar.
3.2 Os sinônimos mantém identidade semântica total ou quase total. É consensual que a sinonímia perfeita é ocorrência vastante rara. apto/capaz - ébrio/bêbado - sofrer/padecer- axila/sovaco.
3.3 OS antônimos mantêm entre si relação de oposição semântica: lembrar/esquecer - cedo/tarde - anão/gigante - contente/descontente - feliz/infeliz - explícito/implícito - progressão/regressão.
3.4 Os parônimos guardam entre si alguma semelhança gráfica e fônica, mas têm significados diferentes:
ratificar (confirmar) / retificar (corrigir) - iminente (para acontecer) / eminente (ilustre)
3.5 Chamamos de polissemia ao fato de um mesmo vocábulo ter mais de uma significação.
Exemplo: expressivo é o vocábulo linha.
linha de costura - linha de pescar - linha de transmissão - linha de chegada - linha de produtos - as linhas de ônibus - linhas de pensamento - linhas de mão etc.
Importante: polissemia e homonímia estão em oposição. Homônimos perfeitos estão em oposição. Homônimos perfeitos são dois vocábulos diferentes, de origem e etimologia distintas. É o caso de cedo. Embora coincidentes no som e na grafia, o advérbio tem uma raiz latina (cito) e o verbo tem outra (cedere). Já a palavra linha, apesar das varias acepções, tem uma única raiz latina (linea).
3.6 Alguns substantivos notáveis.
Cabeça - feminino: parte do corpo; pessoa inteligente. extremidade dilatada.
- masculino: líder, chefe, dirigente.
Capital - feminino: sede do poder executivo de país ou região.
- masculino: patrimônio, bens.
3.7 Alguns homônimos e parônimos:
Absolver - perdoar
absorver - aspirar
acedente - que acede
acidente - acontecimento casual
ascedente - que antecende
3.8 Homônimos e parônimos notáveis:
a fim - a fim de - fizemos de tudo a fim de (para) você saber.
- a fim de que - fizemos de tudo a fim de que (para que) você soubesse.
Gostou desta aula, teve alguma dúvida? Não entendeu o conteúdo? Deixe seu comentário em breve nossa equipe ira responder.
Fonte: Todo o conteúdo aqui postado foi retirado do material COC Gramatica I.
Um comentário:
Ficou muito boa esta aula.
Postar um comentário