A economia chinesa é, atualmente, a 18° economia que mais cresce no mundo (CIA The World Factbook, 2013). Com uma média de crescimento de quase 7,8% em 2012, a China obteve neste ano um PIB que chegou à casa dos 12,380 trilhões. Isso colocou o país na posição de segunda maior economia do mundo, superando, inclusive, o Japão. Esses números ganham ainda mais relevância quando consideramos que a entrada da China na economia de mercado ocorreu apenas ao final da década de 1970.
Apesar de inserir-se na economia globalizada, a China ainda apresenta resquícios da época em que esteve sob a mão de ferro de Mao Tse Tung. O governo controla não apenas as regras trabalhistas, como também os baixos salários, garantindo para as empresas um custo reduzido com mão de obra e tornando os produtos chineses os mais baratos do mundo. Esse fator explica, em parte, os altos índices de exportação desse país. Com a abertura econômica, muitas multinacionais abriram filiais no país buscando exatamente os baixos custos de produção, a mão de obra abundante e mercado consumidor amplo.
Nesse período pós-comunismo, o PIB da China aumentou cinco vezes e as exportações saltaram de 20 bilhões para mais de 300 bilhões de dólares (2002). O país também é o campeão no recebimento de investimentos externos. Em 2003, conseguiu desbancar os EUA no ranking mundial de países que mais recebem investimentos diretos do exterior. Um dos setores mais prestigiados é o automobilístico.
|
Dossiê - China
Em pouco mais de duas décadas, a China deixou de ser um país considerado comunista e economicamente fechado, para se transformar em um gigante exportador. Nenhuma grande economia ao longo do último século cresceu com o ritmo visto na China. Dono da segunda maior economia do planeta, o país só fica atrás dos EUA. Agora, o mundo se pergunta: até onde isso irá?
Crescimento acelerado
By
Daniel Mathias Chagas
-
março 21, 2014
Marcadores:
china e seu crescimento,
cina,
crescimento chines,
crescimento econômico da china,
Dossiê - China,
tudo sobre a china,
tudo sobre china
Dossiê - China
Reviewed by Daniel Mathias Chagas
on
março 21, 2014
Rating: 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário