Aula 01. Variantes Linguísticas.

1. Cultura, linguagem e língua: 

Há uma relação direta entre linguagem e cultura, já que a língua portuguesa não pode mais ser vista como uma herança pronta ou apenas um instrumento, mas sim como um produto histórico-social, fruto de seus usuários, seus brasileiros. Partindo desse principio, a base de trabalho passa a ser melhorar a capacidade de expressão, sabendo, cada vez mais e melhor manusear esse instrumento que é a língua. Tudo o que dizemos ou escrevemos, ou seja, todos os textos produzidos apresentam uma finalidade. Essa finalidade é que vai interferir no modo como se fala ou se escreve. Pode-se dizer que a forma do que se diz está vinculada profundamente á função, ou seja, ao alvo que se deseja atingir, seja a palavra, seja com a frase, a expressão, o período etc., Enfim, o texto. 

Decorrente desse principio, constata-se que não há apenas uma língua portuguesa ou apenas uma forma de se usar a língua. Cada situação, cada lugar, cada meio, cada interlocutor, todos esses elementos são variáveis que levam ao uso diferenciado da língua. A língua varia no tempo, no espaço, nas diferentes classes sociais. Uma história contada por uma criança ou por um adulto terrá uma apresentação linguística diferente. Um especialista em economia elaborando um editorial e uma dona de casa esperando ser atendida em uma fila de padaria comentam de foma diferente um pacote econômico do governo.

 A forma como se expressa afetivamente um casal no século XII é fundamentalmente diferente da forma como se expressa hoje, em pleno século XXI. Além disso, em termos de regiões e de níveis de instrução percebem-se diferenças. Um adolescente de origem sueca apresenta uma visão de mundo diversa da de um adolescente de origem árabe, por exemplo. E expressa essa visão de mundo em formas de linguagem diversas também. Um adolescente de classe média, escolarizado tem uma forma de expressão bem diferente da de um adolescente marginalizado em ruas de grandes centros. E os exemplos multiplicam-se mais e mais, confirmando e reiterando o fato de que linguagem e cultura estão indissociavelmente ligadas, o que faz da língua o meio e o instrumento de expressão dessa cultura diversa, variada e rica da humanidade em geral. 

A. Cultura:
  •    Cultura s.f  (...) 
  • . Antropologia: Conjunto de padrões, conhecimentos, comportamentos, crenças etc., que      distinguem de um grupo social. 
  • 7. Forma ou etapa evolutiva das tradições e dos valores intelectuais, morais, espirituais (de um lugar ou período específico); civilização. 
  • 8. Complexo de atividades, instituições, padrões sociais ligados a criação e a difusão das belas-artes, das ciências humanas e afins.                                                                                              
  • Cultura Alternativa:  Na sociedade de consumo, tendência a assumir atitudes, linguagens, costumes etc. que contraiam real ou supostamente (especialmente do ponto de vista da produção ou do consumo) os padrões culturais estabelecidos. 
  • Cultura de massa: 1. Universo de formas culturais (por exemplo musica, literatura, cinema) selecionadas, interpretadas e popularizadas pela industria cultural e pelos meios de comunicação para a disseminação cultural.                                                                                                                                                     2. prej. Conjunto de atitudes, linguagens, conhecimentos e costumes assim induzidos,, que tendem frequentemente à estereotipagem e à simplificação e buscam satisfazer indiretamente interesses de determinados grupos sociais; indústria cultural. 
  • Cultura Erudita: Conjunto de conhecimentos  acumulados e socialmente valorizados que constituem patrimônio da sociedade. 
  • Cultura Física: Aprimoramento regular do organismo mediante a prática do esporte, da ginástica. 
  • Cultura oficial: Conjunto de atitudes, linguagens, conhecimentos e costumes. 
Como você vê, o termo é amplo e passa a englobar qualquer tipo de intervenção do homem na natureza. Sob esse prisma, a pintura de um quadro, o trabalho de um tear, a construção de um prédio ou de uma casa, os avanços na área da medicina, da informática ou da engenharia, tudo é cultura. A cultura resulta de uma criação social, e seus ensinamentos são transmitidos de geração a geração. Apenas o homem é capaz de criar e manter uma cultura e participar dela. O fato de partir de um ponto em que seu antepassado parou, continuando o processo de conhecimento, seja ele qual for, permite que o homem evolua no sentido de aperfeiçoar e aprofundar todas as informações que recebe. O homem que investiga hoje o genoma humano dependeu das primeiras investigações da área, ocorridas há muitos e muitos séculos. O fato de estar no ponto em que está deve-se ao processo de continuidade que caracteriza o percurso evolutivo da humanidade. 

A. Linguagem: 
     Linguagem s.f 
     1. Ling. Qualquer maio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc. (linguagem humana).
     2. Qualquer sistema de símbolos ou objetos instituídos como signos; código (linguagem das cores).
     3. Sistema secundário de sinais ou símbolos criado a partir de uma dada língua (linguagem cifrada)
     4. Meio de comunicação natural próprio de uma espécie animal (linguagem dos golfinhos).
     5. As linguagens artificiais ( que são criadas para servirem a um fim especifico, por exemplo, a lógia matemática ou a informática) também são designadas por linguagens formais.

Quando o homem cria um novo sentido para uma palavra, desenvolve novas maneiras para expressar significados, traduz em texto suas experiencias e o mundo em que vive, e usando a linguagem, está criando cultura. Por isso pode-se dizer que a linguagem também é uma manifestação cultural. Sob esse prisma de construção da cultura, diz-se que a linguagem é a faculdade humana de poder comunicar pensamentos. Para isso, os seres humanos valem-se de diferentes linguagens, com o uso de gestos, sinais de trânsito, símbolos matemáticos, lógicos ou químicos, palavras, cores sons etc.

É por causa da linguagem que o ser humano acumula e transmite seus conhecimentos, experiências,, partilha-as com seus semelhantes, assegurando, dessa forma, a continuidade do aprendizado, elemento imprescindível a criação e á manutenção da cultura.

Entre os vários tidos de linguagem, destaca-se por sua potencialidade crítica, quase incomensurável, a linguagem verbal - a capacidade de o homem comunicar-se por meios de um sistema de signos vocais: a língua.

A linguagem verbal apresenta três características fundamentais: 
  1. funcionamento simbólico; 
  2. organização articulada; 
  3. produção de discursos a partir de determinados conteúdos. 
A linguagem verbal, com sua multiplicidade de funções, permite uma participação social interativa, num contexto sociocultural que viabiliza essa troca e que concretiza a linguagem com o elemento formador de uma comunidade. 

C. Língua:
    Língua s.f. (...) 
    5. Ling. Sistema de representação constituído por palavras e por regras que as combinam em frases que os indivíduos de uma comunidade linguística usam como principal meio de comunicação e expressão, falado ou escrito. 
   5.1 O idioma nacional. 
   7. Estilo de expressão particular a um grupo social, profissional ou cultural; linguagem. 

Língua Escrita:
  1.  Representação de natureza visual de uma língua, mediante o emprego de um dos diversos sistemas de escrita existentes. 
  2. Conjunto das formas e construções que caracterizam o estilo dos textos que ocorrem por escrito.

Língua Falada: 
A língua empregada na modalidade falada da comunicação, considerada a língua por excelência, ou seja, a língua viva . (É marcada por várias características que a diferenciam da escrita, como maior informalidade, mais redundância e menos conservadorismo, com espaço para a renovação e a criatividade.) 

Língua Padrão: 
A variante de uma linguagem que é prestigiada pela comunidade falante e que suprarregionalmente se torna o meio unificado de comunicação, usada na mídia, no ensino etc. 

Estabelecendo a ponte entre a linguagem e cultura, a linguagem verbal realiza-se sob a forma de determinada língua. O fato de o ser humano dispor de inúmeras possibilidades apresentando variações significativas em função dos valores sociais, regionais, da idade, da situação de comunicação etc. 

Pode se afirmar, portanto, que a língua, da mesma forma que as concepções religiosas, a culinária, as vestimentas, é um fato de cultura, integra-se na cultura e, ao mesmo tempo, tem a tarega primeira de expressar todas as outras manifestações culturais. 

Após o tema apresentado, resolva os exercícios a seguir :

1. Fuvest-SP
Leia atentamente o texto a seguir: 

    Essa vida por aqui
    e coisa familiar;   
    mas diga-me retirante, 
    sabe benditos rezar? 
    sabe cantar excelências, 
    defuntos encomendar? 
    sabe tirar ladainhas, 
   sabe mortos enterrar? 
NETO, João Cabral de Melo. Morte e vida severina. 
Nesse contexto, o verso"defuntos encomendar" significa: 
    a. ordenar a morte de alguém. 
    b. lavar e vestir o defunto. 
    c. matar alguém. 
    d. preparar a urna funerária. 
    e. orar pelo defunto. 

2.Fuvest-SP 
Leia atentamente a frase a seguir: 

       "Você pode dar um rolê de bike, lapidar o estilo a bordo de um skate, curtir o sol tropical, levar sua gata para surfar". 
Considerando-se a variedade linguística que se pretendeu reproduzir nessa frase, é correto afirmar que a expressão proveniente da variedade diversa é: 
    a."dar um rolê de bike". 
    b."lapidar o estilo". 
    c."a bordo de um skate." 
    d."curtir o sol tropical."
    e."levar sua gata para surfar."

3. Encceja
Leia: 
        12 de outubro
        12 de outubro de 2001 
        Dia das crianças
        Várias festas espalhadas na periferia
        No parque Santo Antônio hoje teve
                                                  [uma festa
        Foi bancada pela irmandade, uma 
                                                  [organização 
        tavam confeccionando roupa lá no 
                                                  [Parque Santo Antônio lá. 
        Lutando 
        Remando contra a maré 
        Mas tá la tá firme 
        Tinha umas 300 pessoa 

        No, na festa das criança 
        (...) 
        E o moleque era mó revolta, vai vendo
        Moleque revolta
        E ele tava friozão 
        Jogando bola lá, tal 
        Como se nada tivesse acontecido 
        Ali marcou para ele 
        Talvez ele tenha se transformado 
                                              [Numa outra pessoa aquele dia. 

        Vai vendo o barato 
         Dia das criança 
  Racionais MC's 

O rap é um gênero de música popular em que os versos são declamados rapidamente. A linguagem segue o padrão falando predominantemente pelos jovens de periferias urbanas. Na composição dos racionais, os termos destacados indicam uma tendência dessa variedade linguística, que é: 
     a. marcar uma só palavra para indicar o plural. 
     b. conjugar o verbo na segunda pessoa. 
     c. transformar a pronúncia "lh" em '"i". 
     d. usar palavras em sentidos figurados. 
     e. fazer comparações. 

Confira as resoluções e faça mais exercícios. 


Fonte: Material COC Azul 2013 









  

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