Introdução
¨ Um
dos maiores pensadores das Humanidades do século XX
¨ Defensor
da democracia
¨ Suas
obras marcantes – “Economia e Sociedade” e “Ética Protestante e o Espírito
Capitalista”
¨ Nasceu
em uma Alemanha em convulsões sociais e políticas para a unificação do país
Considerações sobre o método weberiano
¨ Por
ter vivido no século XX, presenciou a crise do socialismo
¨ Afirma
que não conseguimos conhecer a realidade objetivamente, como dizia Marx, e sim,
apenas parcialmente
¨ Para
Weber existirão múltiplas e infindáveis formas de interpretação do real
¨ Valorizou
muito o aspecto religioso da existência
A depressão/crise existencial
¨ E
não haveria algo de muito religioso em se buscar o que, de antemão, já se sabe
não poder encontrar?
¨ Passar
a vida perseguindo a verdade, sabendo-se, desde o início, não ser possível
alcançá-la?
¨ Não
seria exatamente isso o que caracterizaria ou constituiria a essência de sua
teoria ou método?
¨ E
não teria sido em consequência de tal visão, que Weber, em inúmeros momentos,
acabou sendo dominado por um intenso sofrimento de caráter existencial?
A ação social
¨ O
seu objeto de estudo é a “ação social” e não o “fato social” de Durkheim, que
existiriam enquanto coisas exteriores ao ser social.
¨ Para
Weber, o método neutro de Durkheim era impossível.
¨ Para
ele, os homens agem na história motivados por valores, crenças e interesses,
que criam os múltiplos sentidos do existente.
¨ São
4 os tipos de ação social – Racional em relação a um objetivo; Racional em
relação a um valor (pode tender à irracionalidade); Afetiva (não é racional);
Tradicional (não é racional)
¨ Os
próprios intérpretes (cientistas sociais) de tais ações sociais possuiriam as
suas particulares motivações e crenças – e não conseguem reproduzir todo o
processo dessa ação, produzindo na medida do possível, uma análise limitada e
parcial
A ética protestante e o espírito capitalista
¨ Weber
procurou elaborar uma interpretação da origem e do significado do sistema
capitalista
¨ Weber
apenas procurou dar forma e conteúdo a mais uma teoria a respeito do
capitalismo
¨ O
capitalismo teria sido produzido pelo espírito capitalista
¨ Exemplo
– um indivíduo que procurasse acumular riquezas, tendo no trabalho um fim em si
mesmo, e chegasse, consequentemente, à conclusão de que cada instante de sua
vida deveria tomar a forma de uma luta incessante por mais e mais dinheiro,
poderia ser considerado um típico representante do modo de vida e visão de
mundo capitalistas
¨ Cabe
afirmar que o dinheiro ganho não deveria ser gasto, mas acumulado e reinvistido
Sua visão sobre o capitalismo
¨ Acreditava
que o marxismo, pelo menos em sua visão vulgar, reduzia tudo ao fator
econômico.
¨ Em
seu entender, em vários momentos da história, o “espírito do capitalismo” já
estaria presente, muito embora ainda não de forma dominante.
¨ Por
algumas razões que deveriam ser explicadas, tal tendência ou forma de
manifestação da vida humana, em um certo momento (ao longo dos séculos XV e
XVI) e espaço (Inglaterra e depois EUA), passou a ser finalmente dominante.
Cabe perguntar o por quê?
O fator calvinista
¨ Destacou
a maneira específica de viver dos calvinistas como a chave interpretativa para
apresentar a sua própria visão a respeito da origem e do significado do
capitalismo.
¨ Não
acreditava ser possível captar em pensamento certos “pedaços” ou fragmentos do
real, para que depois, a depender da perspicácia do investigador, pudessem ser
“colados”, no plano ideal ou abstrato, produzindo dessa maneira, uma certa
visão, mais ou menos completa, complexa e verdadeira da realidade.
¨ Propunha,
então, a criação dos “tipos ideais”, enquanto estratégia de captação do sentido
ou significado da ação social. O “tipo ideal” é também um produto de criação ou
elaboração mental, informada na medida do possível pelos dados do real, mas não
pretende ou busca existir enquanto reprodução ou cópia fiel da realidade mesma.
O ethos calvinista
¨ Ethos
– origem da palavra “ética”
¨ Determinada
maneira de agir, mesclada a uma determinada maneira de pensar e sentir
¨ E
qual seria o possível nexo existente entre o desenvolvimento do ethos
calvinista e o surgimento de alguns dos aspectos do capitalismo?
¨ Preocupação
do calvinismo na salvação da alma, na crença de que todos os homens estariam
predestinados, desde antes de nascer, ao céu e ao inferno
Quem Deus escolhe?
¨ Deus
escolheria e salvaria alguns poucos fiéis, segundo critérios inacessíveis à
compreensão humana
¨ Ao
indivíduo resta, apena, a extrema angústia, a incerteza e a solidão quanto a
estar ou não entre os “escolhidos”
¨ Como
então escapar ou ao menos poder lidar com essa terrível e angustiosa espera?
TRABALHANDO!
¨ O
cristão deveria dedicar-se totalmente, em cada segundo de sua vida, ao
trabalho. Trabalhar como um fim em si mesmo.
A vida ascética
¨ Negativa
da vida terrena em quase todos os aspectos
¨ Concepção
de homens maus e não merecedores da salvação
¨ O
calvinista não podia ter acesso à bebida alcoólica
¨ Vida
sexual só depois do casamento e com finalidade meramente reprodutiva
¨ O adultério, no caso da mulher,
principalmente, poderia ser punido com a fogueira;
¨ Não
era permitido dançar ou realizar festas e nem participar de nenhuma espécie de
jogo
¨ Todas
as energias devem convergir para atender aos anseios da fé e do trabalho
E o que será feito, então, com o dinheiro ganho pela força do trabalho?
¨ Guarda-se
ou investe-se
¨ Dessa
forma, estaria sendo feito uma espécie de POUPANÇA; não seria essa uma
característica do sistema capitalista; ou, além, investe-se o dinheiro para que
haja um retorno
¨ A
própria ideia de tomar o trabalho como um fim em si mesmo não corresponderia a
uma outra característica do capitalismo?
Conclusões
¨ É
sempre bom lembrar que o calvinismo não representaria, na visão weberiana, a
“causa” do capitalismo, mas possivelmente teria contribuído para o aparecimento
de alguns de seus aspectos e elementos constitutivos, tais como: a valorização
do trabalho, a ideia de poupança e investimento; a racionalização da vida, ou
seja, a canalização de absorção de todas as energias humanas em nome da
atividade produtiva e etc.
Exercícios
1-
UFU
300
milhões – como o senhor da foto virou milionário
O
mérito de Menin foi ter vislumbrado ma oportunidade e apostado suas fichas nela
(...) Percebendo que ali poderia Estar sua galhinha dos ovos de ouro, Menin
resolveu projetar um negócio para atender aquela clientela. Primeiro, construiu
pequenas casas em bairros populares de Belo Horizonte. Depois, passou a vender
apartamentos semipadronizados com preços até 25% mais baixos.
Após
definir seu nicho de mercado, Menin elaborou uma cartilha que a empresa segue à
risca até hoje .
Max
Weber define uma tipologia da ação social que é apresentada nas afirmativas a
seguir. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de ação social descrita
no texto.
(a)
Ação
social racional com referência a fins
(b)
Ação
social afetiva
(c)
Ação
social tradicional
(d)
Social
racional com relação a valores.
2-UEL
Por
trás das disputas que os candidatos travam pela preferência do eleitorado, há
uma base minuciosa de informações. Perto das eleições, os concorrentes
debruçam-se sobre gráficos, planilhas e tabelas de preferências de voto,
buscando descobrir quais as tendências dos eleitores. Pesquisadores, escondidos
atrás de vidros espelhados, acompanham as conversas de grupos de pessoas comuns
de diferentes classes que, em troca de um sanduíche e um refrigerante, comentam
e debatem as campanhas políticas. Nessa técnica de pesquisa qualitativa,
descobrem-se, além da convergência das intenções, as motivações que se repetem
fazê-los mudar de opção, como eles propõem e ouvem argumentos sobre o tema. A
aplicação do modelo de pesquisa que aparece descrito no texto baseia-se,
principalmente, na teoria sociológica de Max Weber (1864-1929). A atualização
dessa teoria indica que os pesquisadores pretendem:
(a)
investigar as funções sociais das instituições, tais como igreja, escola e
família, para entender o comportamento dos grupos sociais.
(b)
pesquisar o proletariado como a classe social mais importante na estruturação
da vida social.
c)
analisar os aparelhos repressores do Estado, pois são eles que determinam os
comportamentos individuais.
(d)
estudar a psique humana que revela a autonomia do indivíduo em relação à
sociedade.
(e)
pesquisar os sentidos e os significados recíprocos que orientam os indivíduos
na maioria de suas ações e que configuram as relações sociais.
3- A respeito do
conceito weberiano de ação social, é correto afirmar que:
(a)
O
exercício religioso da fé é uma ação afetiva.
(b)
A
decisão empresarial de inovação tecnológica para enfrentar a concorrência no
mercado é uma ação racional com relação a fins.
(c)
A
ação que se orienta por valores não é uma ação social racional.
(d)
Uma
ação que se caracteriza pela livre escolha é tradicional.
4-CP II
No
âmbito da sociologia compreensiva de Max Weber, pode-se entender o “tipo ideal”
como:
(a)
Os
padrões estéticos e axiológicos do hegemonicamente aceito em uma sociedade.
(b)
Fator
de inteligibilidade do real, derivado das necessidades de compreensão das ações
sociais.
(c)
As
formas conceituais perfeitas e definitivas, exatamente como postulado
anteriormente por Platão.
(d)
Os
códigos de intercomunicação subjetiva, cuja lógica é determinada pelos grandes
meios de comunicação.
5-UFU
Considere
a citação.
(...)
o racionalismo econômico, embora dependa parcialmente da técnica e do direito
racional, é ao mesmo tempo determinado pela capacidade e disposição dos homens
em adotar certos tipos de conduta racional. (...) Ora, as forças mágicas e
religiosas, e os ideais éticos de dever deles decorrentes, sempre estiveram no
passado entre os mais importantes elementos formativos da conduta.
A
respeito das relações de causalidade que o sociólogo Max Weber propõe entre as
origens do capitalismo moderno, o processo de racionalização do mundo e as
religiões de salvação, assinale a alternativa correta.
(a) Coube
às éticas religiosas do confucionismo (china) e hinduísmo (Índia) redefinirem o
padrão das relações econômicas que , a partir do século XVI, culminaria no
capitalismo de tipo moderno.
(b) As
seitas protestantes que floresceram nas sociedades orientais, a partir do
século XVI, são responsáveis pela prematura posição de destaque do Japão, da
China e da Índia no cenário econômico internacional que se seguiu à Revolução
Industrial.
(c) A
partir de sua doutrina da predestinação o calvinismo foi responsável pela
introdução de um padrão ético que, ao estimular a racionalização da conduta
cotidiana de seus fiéis, contribuiu de maneira inédita para o desenvolvimento
das relações capitalistas modernas.
(d) O
processo de encantamento do mundo (irracionalização do conhecimento e das
relações cotidianas) encontra-se na base da ética protestante, cujas
prescrições de conduta se revelaram condição imprescindível para o
desenvolvimento e consolidação das relações capitalistas modernas.
6–Em
ética protestante e o espírito do capitalismo, Weber começa investigando os
princípios éticos que estão na base do capitalismo, constituindo o que ele
denomina o seu “espírito”. E tais princípios são encontrados na teologia
protestante, mais especificamente na teologia calvinista. A partir daí formula
sua hipótese básica de trabalho, segundo a qual a vivência espiritual da
doutrina e da conduta religiosa exigida pelo protestantismo teria organizado
uma maneira de agir religiosa com afinidade à maneira de agir econômica,
necessária para a realização de um lucro sistemático e racional. Dessa maneira,
explique a relação entre a “Ética Protestante e o Espírito Capitalista”.
7.
(UEL 2013) Em Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva, o
sociólogo alemão Max Weber expõe conceitos como carisma, estamento burocrático,
tipos de dominação legítima etc. Já Os donos do poder: formação do patronato
político brasileiro, de Raymundo Faoro, fundamenta-se, em boa parte, em Weber,
e realiza amplo estudo sobre a formação dos grupos dominantes no Estado
brasileiro, vendo-os como frutos do Estado português. Faoro procura demonstrar
como isso se mantém arraigado na cultura política do País e como os traços
patrimonialistas de nossa formação sobrevivem ao tempo. Essa obra abrange desde
a época dos reis de Portugal, no século XIV, até a presidência de Getúlio
Vargas, nos anos 1950.
a)
Aponte três fatores que caracterizam o patrimonialismo como ocorrência mais
comum dentro do tipo de dominação legítima tradicional.
b)
Apresente a definição weberiana para os três tipos de dominação legítima.
8.
UEL 2013.
Os
documentos de identificação individual podem ser analisados sob a perspectiva
dos estudos weberianos a respeito da sociedade moderna. Sobre essa análise,
assinale a alternativa correta.
a)
A ação racional com relação a valores é o tipo conceitual que explica o uso do
CPF, uma vez que se refere às riquezas do indivíduo.
b)
A adoção de documentos de identificação pessoal corresponde aos interesses dos
indivíduos pelo prestígio social.
c)
A identificação pelo CPF é um exemplo de imitação e de ação condicionada pelas
massas, fenômenos comuns na sociedade moderna.
d)
CPF e documentos pessoais fortalecem o processo de desburocratização das
estruturas racionais de dominação.
e)
O uso do CPF é uma ação dotada de sentido, isto é, compreensível pelos demais
indivíduos envolvidos na situação.
9.UEL 2014
GABARITO
1A 2E 3B 4B 5C 6SALA 7SALA 8E 9E
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