Max weber (1864-1920): conceitos sociológicos e a Ética protestante e o espírito capitalista


                                                                                                      

                  
Introdução
¨  Um dos maiores pensadores das Humanidades do século XX
¨  Defensor da democracia
¨  Suas obras marcantes – “Economia e Sociedade” e “Ética Protestante e o Espírito Capitalista”
¨  Nasceu em uma Alemanha em convulsões sociais e políticas para a unificação do país
Considerações sobre o método weberiano
¨  Por ter vivido no século XX, presenciou a crise do socialismo
¨  Afirma que não conseguimos conhecer a realidade objetivamente, como dizia Marx, e sim, apenas parcialmente
¨  Para Weber existirão múltiplas e infindáveis formas de interpretação do real
¨  Valorizou muito o aspecto religioso da existência
A depressão/crise existencial
¨  E não haveria algo de muito religioso em se buscar o que, de antemão, já se sabe não poder encontrar?
¨  Passar a vida perseguindo a verdade, sabendo-se, desde o início, não ser possível alcançá-la?
¨  Não seria exatamente isso o que caracterizaria ou constituiria a essência de sua teoria ou método?
¨  E não teria sido em consequência de tal visão, que Weber, em inúmeros momentos, acabou sendo dominado por um intenso sofrimento de caráter existencial?
A ação social
¨  O seu objeto de estudo é a “ação social” e não o “fato social” de Durkheim, que existiriam enquanto coisas exteriores ao ser social.
¨  Para Weber, o método neutro de Durkheim era impossível.
¨  Para ele, os homens agem na história motivados por valores, crenças e interesses, que criam os múltiplos sentidos do existente.
¨  São 4 os tipos de ação social – Racional em relação a um objetivo; Racional em relação a um valor (pode tender à irracionalidade); Afetiva (não é racional); Tradicional (não é racional)
¨  Os próprios intérpretes (cientistas sociais) de tais ações sociais possuiriam as suas particulares motivações e crenças – e não conseguem reproduzir todo o processo dessa ação, produzindo na medida do possível, uma análise limitada e parcial
A ética protestante e o espírito capitalista
¨  Weber procurou elaborar uma interpretação da origem e do significado do sistema capitalista
¨  Weber apenas procurou dar forma e conteúdo a mais uma teoria a respeito do capitalismo
¨  O capitalismo teria sido produzido pelo espírito capitalista
¨  Exemplo – um indivíduo que procurasse acumular riquezas, tendo no trabalho um fim em si mesmo, e chegasse, consequentemente, à conclusão de que cada instante de sua vida deveria tomar a forma de uma luta incessante por mais e mais dinheiro, poderia ser considerado um típico representante do modo de vida e visão de mundo capitalistas
¨  Cabe afirmar que o dinheiro ganho não deveria ser gasto, mas acumulado e reinvistido
Sua visão sobre o capitalismo
¨  Acreditava que o marxismo, pelo menos em sua visão vulgar, reduzia tudo ao fator econômico.
¨  Em seu entender, em vários momentos da história, o “espírito do capitalismo” já estaria presente, muito embora ainda não de forma dominante.
¨  Por algumas razões que deveriam ser explicadas, tal tendência ou forma de manifestação da vida humana, em um certo momento (ao longo dos séculos XV e XVI) e espaço (Inglaterra e depois EUA), passou a ser finalmente dominante. Cabe perguntar o por quê?
O fator calvinista
¨  Destacou a maneira específica de viver dos calvinistas como a chave interpretativa para apresentar a sua própria visão a respeito da origem e do significado do capitalismo.
¨  Não acreditava ser possível captar em pensamento certos “pedaços” ou fragmentos do real, para que depois, a depender da perspicácia do investigador, pudessem ser “colados”, no plano ideal ou abstrato, produzindo dessa maneira, uma certa visão, mais ou menos completa, complexa e verdadeira da realidade.
¨  Propunha, então, a criação dos “tipos ideais”, enquanto estratégia de captação do sentido ou significado da ação social. O “tipo ideal” é também um produto de criação ou elaboração mental, informada na medida do possível pelos dados do real, mas não pretende ou busca existir enquanto reprodução ou cópia fiel da realidade mesma.
O ethos calvinista
¨  Ethos – origem da palavra “ética”
¨  Determinada maneira de agir, mesclada a uma determinada maneira de pensar e sentir
¨  E qual seria o possível nexo existente entre o desenvolvimento do ethos calvinista e o surgimento de alguns dos aspectos do capitalismo?
¨  Preocupação do calvinismo na salvação da alma, na crença de que todos os homens estariam predestinados, desde antes de nascer, ao céu e ao inferno
Quem Deus escolhe?
¨  Deus escolheria e salvaria alguns poucos fiéis, segundo critérios inacessíveis à compreensão humana
¨  Ao indivíduo resta, apena, a extrema angústia, a incerteza e a solidão quanto a estar ou não entre os “escolhidos”
¨  Como então escapar ou ao menos poder lidar com essa terrível e angustiosa espera? TRABALHANDO!
¨  O cristão deveria dedicar-se totalmente, em cada segundo de sua vida, ao trabalho. Trabalhar como um fim em si mesmo.
A vida ascética
¨  Negativa da vida terrena em quase todos os aspectos
¨  Concepção de homens maus e não merecedores da salvação
¨  O calvinista não podia ter acesso à bebida alcoólica
¨  Vida sexual só depois do casamento e com finalidade meramente reprodutiva
¨   O adultério, no caso da mulher, principalmente, poderia ser punido com a fogueira;
¨  Não era permitido dançar ou realizar festas e nem participar de nenhuma espécie de jogo
¨  Todas as energias devem convergir para atender aos anseios da fé e do trabalho
E o que será feito, então, com o dinheiro ganho pela força do trabalho?
¨  Guarda-se ou investe-se
¨  Dessa forma, estaria sendo feito uma espécie de POUPANÇA; não seria essa uma característica do sistema capitalista; ou, além, investe-se o dinheiro para que haja um retorno
¨  A própria ideia de tomar o trabalho como um fim em si mesmo não corresponderia a uma outra característica do capitalismo?
Conclusões
¨  É sempre bom lembrar que o calvinismo não representaria, na visão weberiana, a “causa” do capitalismo, mas possivelmente teria contribuído para o aparecimento de alguns de seus aspectos e elementos constitutivos, tais como: a valorização do trabalho, a ideia de poupança e investimento; a racionalização da vida, ou seja, a canalização de absorção de todas as energias humanas em nome da atividade produtiva e etc.
Exercícios
1-      UFU

300 milhões – como o senhor da foto virou milionário
O mérito de Menin foi ter vislumbrado ma oportunidade e apostado suas fichas nela (...) Percebendo que ali poderia Estar sua galhinha dos ovos de ouro, Menin resolveu projetar um negócio para atender aquela clientela. Primeiro, construiu pequenas casas em bairros populares de Belo Horizonte. Depois, passou a vender apartamentos semipadronizados com preços até 25% mais baixos.
Após definir seu nicho de mercado, Menin elaborou uma cartilha que a empresa segue à risca até hoje .
Max Weber define uma tipologia da ação social que é apresentada nas afirmativas a seguir. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de ação social descrita no texto.
(a)               Ação social racional com referência a fins
(b)               Ação social afetiva
(c)               Ação social tradicional
(d)               Social racional com relação a valores.


2-UEL
Por trás das disputas que os candidatos travam pela preferência do eleitorado, há uma base minuciosa de informações. Perto das eleições, os concorrentes debruçam-se sobre gráficos, planilhas e tabelas de preferências de voto, buscando descobrir quais as tendências dos eleitores. Pesquisadores, escondidos atrás de vidros espelhados, acompanham as conversas de grupos de pessoas comuns de diferentes classes que, em troca de um sanduíche e um refrigerante, comentam e debatem as campanhas políticas. Nessa técnica de pesquisa qualitativa, descobrem-se, além da convergência das intenções, as motivações que se repetem fazê-los mudar de opção, como eles propõem e ouvem argumentos sobre o tema. A aplicação do modelo de pesquisa que aparece descrito no texto baseia-se, principalmente, na teoria sociológica de Max Weber (1864-1929). A atualização dessa teoria indica que os pesquisadores pretendem:
(a) investigar as funções sociais das instituições, tais como igreja, escola e família, para entender o comportamento dos grupos sociais.
(b) pesquisar o proletariado como a classe social mais importante na estruturação da vida social.
c) analisar os aparelhos repressores do Estado, pois são eles que determinam os comportamentos individuais.
(d) estudar a psique humana que revela a autonomia do indivíduo em relação à sociedade.
(e) pesquisar os sentidos e os significados recíprocos que orientam os indivíduos na maioria de suas ações e que configuram as relações sociais.
3- A respeito do conceito weberiano de ação social, é correto afirmar que:
(a)               O exercício religioso da fé é uma ação afetiva.
(b)               A decisão empresarial de inovação tecnológica para enfrentar a concorrência no mercado é uma ação racional com relação a fins.
(c)               A ação que se orienta por valores não é uma ação social racional.
(d)               Uma ação que se caracteriza pela livre escolha é tradicional.

4-CP II
No âmbito da sociologia compreensiva de Max Weber, pode-se entender o “tipo ideal” como:
(a)               Os padrões estéticos e axiológicos do hegemonicamente aceito em uma sociedade.
(b)               Fator de inteligibilidade do real, derivado das necessidades de compreensão das ações sociais.
(c)               As formas conceituais perfeitas e definitivas, exatamente como postulado anteriormente por Platão.
(d)               Os códigos de intercomunicação subjetiva, cuja lógica é determinada pelos grandes meios de comunicação.
5-UFU
Considere a citação.
(...) o racionalismo econômico, embora dependa parcialmente da técnica e do direito racional, é ao mesmo tempo determinado pela capacidade e disposição dos homens em adotar certos tipos de conduta racional. (...) Ora, as forças mágicas e religiosas, e os ideais éticos de dever deles decorrentes, sempre estiveram no passado entre os mais importantes elementos formativos da conduta.
A respeito das relações de causalidade que o sociólogo Max Weber propõe entre as origens do capitalismo moderno, o processo de racionalização do mundo e as religiões de salvação, assinale a alternativa correta.

(a)   Coube às éticas religiosas do confucionismo (china) e hinduísmo (Índia) redefinirem o padrão das relações econômicas que , a partir do século XVI, culminaria no capitalismo de tipo moderno.

(b)   As seitas protestantes que floresceram nas sociedades orientais, a partir do século XVI, são responsáveis pela prematura posição de destaque do Japão, da China e da Índia no cenário econômico internacional que se seguiu à Revolução Industrial.

(c)   A partir de sua doutrina da predestinação o calvinismo foi responsável pela introdução de um padrão ético que, ao estimular a racionalização da conduta cotidiana de seus fiéis, contribuiu de maneira inédita para o desenvolvimento das relações capitalistas modernas.

(d)   O processo de encantamento do mundo (irracionalização do conhecimento e das relações cotidianas) encontra-se na base da ética protestante, cujas prescrições de conduta se revelaram condição imprescindível para o desenvolvimento e consolidação das relações capitalistas modernas.

6–Em ética protestante e o espírito do capitalismo, Weber começa investigando os princípios éticos que estão na base do capitalismo, constituindo o que ele denomina o seu “espírito”. E tais princípios são encontrados na teologia protestante, mais especificamente na teologia calvinista. A partir daí formula sua hipótese básica de trabalho, segundo a qual a vivência espiritual da doutrina e da conduta religiosa exigida pelo protestantismo teria organizado uma maneira de agir religiosa com afinidade à maneira de agir econômica, necessária para a realização de um lucro sistemático e racional. Dessa maneira, explique a relação entre a “Ética Protestante e o Espírito Capitalista”.



7. (UEL 2013) Em Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva, o sociólogo alemão Max Weber expõe conceitos como carisma, estamento burocrático, tipos de dominação legítima etc. Já Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro, de Raymundo Faoro, fundamenta-se, em boa parte, em Weber, e realiza amplo estudo sobre a formação dos grupos dominantes no Estado brasileiro, vendo-os como frutos do Estado português. Faoro procura demonstrar como isso se mantém arraigado na cultura política do País e como os traços patrimonialistas de nossa formação sobrevivem ao tempo. Essa obra abrange desde a época dos reis de Portugal, no século XIV, até a presidência de Getúlio Vargas, nos anos 1950.
a) Aponte três fatores que caracterizam o patrimonialismo como ocorrência mais comum dentro do tipo de dominação legítima tradicional.


b) Apresente a definição weberiana para os três tipos de dominação legítima.


8. UEL 2013.
Os documentos de identificação individual podem ser analisados sob a perspectiva dos estudos weberianos a respeito da sociedade moderna. Sobre essa análise, assinale a alternativa correta.
a) A ação racional com relação a valores é o tipo conceitual que explica o uso do CPF, uma vez que se refere às riquezas do indivíduo.
b) A adoção de documentos de identificação pessoal corresponde aos interesses dos indivíduos pelo prestígio social.
c) A identificação pelo CPF é um exemplo de imitação e de ação condicionada pelas massas, fenômenos comuns na sociedade moderna.
d) CPF e documentos pessoais fortalecem o processo de desburocratização das estruturas racionais de dominação.
e) O uso do CPF é uma ação dotada de sentido, isto é, compreensível pelos demais indivíduos envolvidos na situação.





9.UEL 2014
GABARITO
1A 2E 3B 4B 5C 6SALA 7SALA 8E 9E


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